Roteiros

Joel Cleto

Joel Cleto fala dos Caminhos da História em Penedono

O historiador Joel Cleto apresentou a 10 de junho os Caminhos da História do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. O roteiro arrancou no Castelo de Penedono, pelas 15h00, e incluiu uma visita aos vestígios judaicos no arraial do Castelo e à Igreja Matriz de São Pedro. Os visitantes tiveram, ainda, à disposição um percurso de autocarro que passa pelo Menir do Vale de Maria Pais e pelo Dólmen e Capela de Nossa Senhora do Monte. No regresso, o historiador finalizou o roteiro com uma visita aos Paços do Concelho e ao Centro Interpretativo de Penedono.

Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Joel Cleto nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o respectivo centro de investigação (NIDISAG). 

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão "Porto Canal". A sua série “Caminhos da História” obteve em 2016 o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia e, em 2012, foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores como um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.