Prevenção de fogos florestais

CCDR-N em defesa do Parque Nacional Peneda Gerês

Projecto-piloto avaliado em 3,4 milhões de euros

A CCDR-N é uma das entidades parceiras no desenvolvimento de um projecto-piloto de prevenção de fogos florestais para o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), que envolverá ainda o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional (ADERE-PG).

Um projecto-piloto que determinará as medidas a executar a partir de 2017 no âmbito da gestão de riscos e da defesa da floresta contra incêndios, ampliando e reforçando as ações delineadas no Plano de Valorização do PNPG.

Avaliado em 3,4 milhões de euros, este projecto-piloto deverá ser apresentado até ao final do próximo mês de outubro, para entrar em funcionamento pleno a partir de janeiro do próximo ano, e passará, de imediato, pelo reforço das equipas de sapadores florestais.

Relativamente ao Plano de Valorização, desenvolvido em parceria pelos municípios e pelo ICNF, contando ainda com a participação ativa da CCDR-N, o mesmo deverá estar em marcha assim que se proceda à abertura de um aviso, prevista ainda para este ano, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) com uma dotação inicial de cinco milhões euros.

Directamente relacionado com a conservação da natureza e da biodiversidade e com a valorização dos recursos endógenos que lhe está associada, este Plano de Valorização tem em vista o desenvolvimento socioeconómico deste território, Reserva Mundial da Biosfera desde 2009.