Ordenamento do Território

Região Norte com maioria dos PDM revistos

71 Planos Diretores Municipais

Até ao final de outubro, a CCDR-N concluiu a revisão de 71 Planos Diretores Municipais (PDM) dos 86 concelhos abrangidos pela Região do Norte, cumprindo-se assim as metas estabelecidas em janeiro do presente ano.

No total, 86% dos processos encontram-se atualmente concluídos, considerando que 69 concelhos já publicaram a revisão do seu PDM. Números que a CCDR-N prevê que aumentem até ao final do ano, com a publicação em Diário de República, ainda durante o mês corrente, dos PDM de Gondomar e Paredes de Coura, e da aprovação em dezembro e janeiro dos PDM dos municípios de Amarante e Espinho.

É de assinalar, ainda, que Castelo de Paiva, Felgueiras, Freixo de Espada à Cinta, Matosinhos, Mogadouro e Vila do Conde são os municípios que, por não terem sequer iniciado a revisão, ficam totalmente de fora deste processo, o qual também exclui os concelhos de Trofa e Vizela, por terem concluído recentemente os Planos Diretores Municipais de primeira geração, bem como o município do Porto que se encontra a iniciar a segunda revisão. Por último, há que assinalar a dinâmica incutida pelo município de Cinfães ao processo de revisão do seu PDM.