INTERREG EUROPE

O INTERREG EUROPE é um programa da União Europeia (UE) de apoio à cooperação entre entidades regionais e locais do espaço europeu. Os projetos apoiados por esta iniciativa consistem na formação de redes de trabalho para a identificação de domínios prioritários de investimento em cada região.

Neste contexto, a CCDR-N é parceira no projetos NMP-REGSOCIAL GREEN e MONITORIS3.

 

NMP-REG

O projeto NMP-REG (Delivering Nano-technologies and new materials (NMP) to REGional manufacturing), aprovado na primeira convocatória do programa Interreg Europe, tem como principal objetivo melhorar os instrumentos de política pública regional para a promoção e aplicação da investigação e inovação desenvolvidas na área das nanotecnologias, materiais avançados e novos processos de produção à indústria, via cooperação.

A CCDR-N constitui um dos parceiros portugueses que integram o consórcio do projeto, que reúne um total de sete parceiros, de cinco regiões de diferentes países (Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha; Flandres, Bélgica; Toscana, Itália; Região Norte de Portugal; e Bucareste-Ilfov, Roménia). O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), localizado na Região do Norte, integra também este consórcio.

No âmbito do NMP-REG será promovido o envolvimento de todos os atores do sistema regional de inovação e a captação, por parte dos mesmos, dos benefícios resultantes do projeto.

 

Últimas notícias

Atores regionais discutem inovacao nas nanotecnologias - 19 / 09 / 2017

CCDR-N partilha conhecimento e experiência nas nanotecnologias - 13/07/2017

INL reúne peritos em nanotecnologias - 20/01/2017

CCDR-N acolhe apresentação de projeto europeu de Nanotecnologia e Novos Materiais - 10/10/2016

 

Saiba mais em www.interregeurope.eu/nmp-reg/.

 

 

SOCIAL GREEN

O projeto SOCIAL GREEN tem como objetivo principal a implantação de políticas públicas para a redução do consumo energético na habitação social, contribuindo desta forma para as prioridades europeias e nacionais de uma economia de baixo carbono. Este integra um total de oito parceiros, oriundos de seis países, tendo o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A CCDR-N e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), através do laboratório de investigação urbana “City Lab”, são os responsáveis pela dinamização deste projeto na Região do Norte.

 

Últimas notícias:

Peritos identificam boas práticas de eficiência energética na Região Norte - 15 / 09 / 2017

CCDR-N arranca com projeto ambiental em habitações sociais - 07/04/2017

 

 

MONITORIS3

O MONITORIS3 é um projeto de cooperação inovador de acompanhamento e promoção de Estratégias de Especialização Inteligente que estão a ser aplicadas em diferentes regiões europeias. A CCDR-N participa com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região do Norte. Do trabalho em conjunto realizado pelas regiões parceiras resultarão oito seminários temáticos, a seleção de um manual de boas práticas e de seis planos de ação regionais.

 

Últimas notícias:

CCDR-N debate Estratégia de Especialização Inteligente na Noruega - 21/06/2017