Cooperação

CCDR-N partilha conhecimento e experiência nas nanotecnologias

Reunião Inter-Regional NMP-REG | Alemanha

A CCDR-N participou, nos passados dias 5 e 6 de julho, na 4ª Reunião Inter-Regional do NMP-REG, um projecto aprovado na primeira convocatória do programa Interreg Europe.

Organizado pelo Cluster de Nanotecnologias da Região Renânia do Norte-Vestefália (Alemanha), o evento, realizado na Colónia (Alemanha), contou com uma forte representação da Região Norte de Portugal, nomeadamente, com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a Agência Nacional de Inovação (ANI) e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), enquanto stakeholders convidados.  

O encontro permitiu aos parceiros e stakeholders, pertencentes a cinco regiões de diferentes países (Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha; Flandres, Bélgica; Toscana, Itália; e Bucareste-Ilfov, Roménia; Região Norte de Portugal), partilharem conhecimento, experiências e desafios relacionados com os instrumentos de política pública regional existentes para o desenvolvimento e consolidação de clusters, e para o estímulo ao empreendedorismo e start-ups, no âmbito das nanotecnologias, materiais avançados e novos processos de produção para a indústria.

O projecto NMP-REG agrupa parceiros motivados em melhorar as políticas regionais de inovação nas nanotecnologias e os novos materiais (NMP) para a indústria transformadora. A expetativa é tornar este domínio prioritário, para um melhor enquadramento nas políticas públicas de cada região parceira e assegurando o respetivo financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.