Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A obra ‘Ganapos", da jovem brigantina Célia Fraga, foi a grande vencedora do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, um galardão lançado com o objetivo de incentivar a criatividade dos jovens escritores do Norte de Portugal e da Galiza.

Esta sexta edição reuniu cerca de 30 trabalhos a concurso, marcados pela qualidade literária.

Para a distinção da obra vencedora, o júri destacou a prosa muito elegante, madura e coerente, inclusivamente nos diversos desdobramentos alcançados em diferentes categorias da narrativa, como o tempo, o espaço, as personagens e o narrador. Salientou-se, ainda, relativamente ao conteúdo, “uma forte utilização da estética”.

Presidido por Carla Amado, responsável do Instituto Camões - Centro Cultural Português em Vigo, o júri do Nortear foi ainda composto pelos escritores galelos Arantza Portabales e Ramón Nicolás, e por Carlos Lopes, representante da EDITA-ME.

O Prémio, cofinanciado pelo INTERREG V-A Espanha-Portugal, é promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal, pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha).

Voltar ao Topo da Página