Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Autoridade de Gestão do Programa INTERREG EUROPE aprovou o Plano de Ação da Região do Norte, desenvolvido pela CCDR-N no âmbito do projeto de cooperação interregional europeia MONITORIS3. Este projeto tem como objetivo principal a troca de experiências ao nível de mecanismos de monitorização e metodologias de desenvolvimento de políticas no âmbito da implementação das estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3).

No caso da Região do Norte, o Plano de Ação aprovado contempla duas ações visando a melhoria da monitorização e governação dos instrumentos de política do NORTE 2020, relacionados com a “contratação de recursos humanos altamente qualificados”, devidamente enquadrados no sistema de monitorização da Estratégia de Especialização Inteligente do Norte (S3 NORTE). A primeira ação diz respeito à implementação do sistema de monitorização e de governação dos instrumentos de política visados pelo projeto e a segunda ação ao desenvolvimento de uma pilot action, que inclui um inquérito para medir atitudes de inovação nas empresas.

O projeto teve uma primeira fase, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, dedicada à troca de experiências entre as sete entidades parceiras do projeto, tendo culminado na elaboração de um plano de ação por região, focado na melhoria do instrumento de política pública visado pelo projeto. A segunda fase, a decorrer desde janeiro de 2020 e que terminará em dezembro de 2021, é dedicada à implementação e monitorização do plano de ação regional e sistematização dos resultados do projeto.

O Plano de Ação da Região do Norte e outras informações relevantes do projeto MONITORIS3 podem ser consultados no endereço de internet do projeto: https://www.interregeurope.eu/monitoris3/action-plans/.

Voltar ao Topo da Página