Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Região do Norte assegurou uma forte representatividade nos projetos apoiados na 2ª convocatória do programa de cooperação transfronteiriça INTERREG V-A España–Portugal. As entidades desta região participam em mais de metade dos projetos aprovados (49 em 96), em cooperação com entidades da Galiza e de Castela e Leão e assumem um investimento total que ascende os 13 milhões de Euros, apoiado em 75 por cento a fundo perdido.

Os projetos que serão implementados nos próximos anos enquadram-se maioritariamente no eixo prioritário de apoio ao crescimento inteligente e à inovação, contando com a participação de universidades, centros de investigação, clusters e pequenas empresas. Há também projetos enquadrados no eixo prioritário relativo à melhoria da eficiência da administração pública, com destaque para a participação da CCDR-N e dos Agrupamentos de Cooperação Territorial Europeia (AECT) Galicia-Norte de Portugal e Douro-Duero.

Dos projetos apoiados, e que sobressaem pelo volume de investimento que promove a inovação, destaca-se a iniciativa “Universidade sem Fronteiras”, que visa a criação de uma formação conjunta, transfronteira, a nível de mestrado e doutoramento entre as universidades públicas da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, e o investimento na investigação do impacto de nano partículas metálicas em ecossistemas aquáticos e em produtos da aquicultura, com a participação do INL – Instituto Ibérico de Nanotecnologia e do CiiMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Já dos projetos que promovem a eficiência da administração pública, ganha relevância em termos de investimento apoiado o projeto liderado pelo AECT Galicia-Norte de Portugal, que cria um espaço cultural único e aproxima agentes dos dois lados da fronteira, e o projeto “Arte paleolítica transfronteiriça”, que une em parceria a Fundação Côa Parque, a Junta de Castela e Leão e o Centro Nacional de Investigación sobre la Evolución Humana.

Voltar ao Topo da Página