Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Decorreu nos passados dias 10 e 11 de dezembro, na sede da CCDR-N, a sétima reunião inter-regional do projeto NMP-REG (Delivering Nanotechnologies, advanced Materials and Production (NMP) to REGional manufacturing).

O encontro, promovido pela CCDR-N, contou com a presença de entidades de sete regiões europeias (pertencentes a vários projetos do Interreg Europe), nomeadamente de representantes do sistema científico e tecnológico, de polos de competitividade, clusters e entidades públicas.

O desenvolvimento de planos de ação para a promoção da adoção de nanotecnologias, materiais avançados e novos processos de produção por parte da indústria transformadora, através da melhoria dos instrumentos de política pública de cada região, foi o principal foco da reunião. Foi ainda alvo de discussão a temática dos instrumentos financeiros de apoio à inovação, no contexto das atuais e futuras políticas de desenvolvimento regional.

O projeto NMP-REG é apoiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia Interreg Europe. Este tem como principal objetivo a melhoria dos instrumentos de política pública regional para a promoção e aplicação da investigação e inovação nestes domínios, tendo sido formalizado através de um consórcio com um total de sete parceiros, de cinco regiões de diferentes países (Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha; Flandres, Bélgica; Toscana, Itália; Região Norte de Portugal; e Bucareste-Ilfov, Roménia). A CCDR-N e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), localizado na Região do Norte, integram este consórcio e dinamizam, em concertação, o grupo regional de stakeholders do projeto.

Voltar ao Topo da Página