AECT Galiza – Norte de Portugal

Eurorregião Galiza-Norte de Portugal com agenda de cooperação no setor do turismo

Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, 9 de abril

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal vai avançar com uma agenda de cooperação no setor do turismo e os trabalhos já começaram com a promoção dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela, materializada numa candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriço Espanha – Portugal. O projeto, liderado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e agregando como sócios, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Axencia de Turismo de Galicia e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, passa pela estruturação, proteção e valorização dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela.  

Os próximos passos desta agenda da cooperação foram debatidos num encontro promovido pelo AECT Galiza – Norte de Portugal no Terminal de Cruzeiros da APDL, em Matosinhos, a 9 de abril, e que juntou, do lado português, a CCDR-N, o Turismo de Portugal, o Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. e a Associação de Turismo de Porto e Norte de Portugal e, do lado galego, a Xunta da Galicia, o Instituto de Turismo de España – Turespaña, I.P. e a Axencia de Turismo de Galicia.

Além de identificar, harmonizar, uniformizar e certificar os Caminhos de Santiago, pretende-se uma gestão coordenada das suas rotas principais, uma sinalização harmonizada e a melhoria conjunta da receção e hospitalidade dos peregrinos (em estabelecimentos públicos e privados). A meta é 2021, ano Xacobeo em que se prevê uma maior afluência de peregrinos. Adicionalmente, os organismos da Região do Norte e da Galiza comprometeram-se a trabalhar em conjunto na candidatura do Caminho Português a Património Mundial da UNESCO.

Na reunião foram, igualmente, debatidos outros temas da agenda de cooperação como a valorização do demais património turístico da Eurorregião, a internacionalização e promoção conjunta do território e o intercâmbio e formação dos recursos humanos.