Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e a CIM do Alto Tâmega assinaram hoje um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira da população do Alto Tâmega, integrado no Plano Nacional “TODOS CONTAM”.

O objetivo é “aumentar o nível de conhecimento da população”, explicou Elisa Ferreira, Vice-Governadora do Banco de Portugal. A responsável deu como exemplos casos práticos como o desconhecimento sobre as condições de contratos de habitação ou a compra de moeda eletrónica. “Se o consumidor não está informado, é muito difícil o papel do supervisor”, rematou, acrescentando a importância de formar técnicos nas autarquias para capacitar a população.

Já o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, destacou a importância da informação chegar aos 88 mil habitantes da sub-região do Alto Tâmega – que inclui os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – incluindo os jovens, uma pequena minoria, e a população idosa. “Os números da nossa demografia preocupam-nos, mas temos de capacitar ainda mais a população e cativá-la a ficar no território. Por isso estamos cá todos”, contrapôs Fernando Queiroga, Presidente da CIM do Alto Tâmega, no final da assinatura do protocolo de cooperação.

Representantes do Conselho Nacional de Supervisores e Presidência da CCDR-N
Representantes do Conselho Nacional de Supervisores e Presidência da CCDR-N

Voltar ao Topo da Página