10 Anos Norte Conjuntura

Comissões de Coordenação como “centros de pensamento estratégico”

Ministro Adjunto na 2.ª sessão

O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, defende que as Comissões de Coordenação devem ser “centros de pensamento estratégico e de afirmação das prioridades de desenvolvimento regional”. A comparação foi feita na segunda sessão do Ciclo de Encontros Norte Conjuntura,  na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no passado dia 30.

Nesta sessão, que assinala os 10 anos do Relatório Norte Conjuntura, Rui Monteiro (CCDR-N) destacou o contributo para o crescimento económico na Região Norte, ocorrido fora da Área Metropolitana do Porto.  Segundo o mesmo, os demais territórios deveriam desempenhar um papel mais importante no processo de convergência face a Portugal e à UE28 devido à “sua dimensão demográfica e económica”.

Já António Lacerda (CCDR-N)  enfatizou o processo de recomposição territorial, pelo reforço dos fenómenos de urbanização, litoralização e de metropolitanização.

O ciclo "Encontros Norte Conjuntura" é apoiado pelo NORTE 2020, ao abrigo do Portugal 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.