Norte Conjuntura

Taxa de desemprego na Região do Norte iguala o valor registado ao nível nacional

4º trimestre de 2018

No 4º trimestre de 2018, a taxa de desemprego da Região do Norte igualou o valor registado ao nível nacional, contrariando a tendência dos últimos 16 anos, período em que esteve sempre acima da média nacional. A conclusão é destaque no último relatório NORTE CONJUNTURA.

Na análise do mercado de trabalho, o relatório recorda que há um ano “era ainda acentuada a diferença entre os valores da taxa de desemprego do Norte e nacional (9,3 por cento e 8,1 por cento, respetivamente)”. Já no final de 2018, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 6,7 por cento, afetando cerca de 122 mil pessoas.

No relatório trimestral dá-se conta, igualmente, de que a descida da taxa de desemprego foi generalizada a quase todos os segmentos etários, destacando-se sobretudo o recuo sentido no grupo dos jovens menores de 25 anos, tendo passado de 19,4 por cento no 3º trimestre para 16,5 por cento no 4º trimestre de 2018.

Em simultâneo, a Região do Norte conheceu uma criação líquida de emprego, registando-se neste trimestre um crescimento da população empregada de 2,3% face ao período homólogo do ano anterior (cerca de mais 38 mil pessoas empregadas).