Rede Mundial das Cidades

Região Norte acolhe I Encontro Mundial de Universidades de Magalhães

16 a 18 de janeiro | Trás-os-Montes

A presidência da CCDR-N desloca-se a Trás-os-Montes na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro, para participar no I Encontro Mundial de Universidades de Magalhães.

No total, 14 universidades dos territórios tocados por Magalhães, pertencentes a nove países e a quatro continentes, estão convidadas para participar desta iniciativa coorganizada pelo Município de Sabrosa e pela UTAD que arranca ainda hoje, e que ao longo de três dias pretende debater as perspetivas das Universidades para a colaboração e cooperação do trabalho em rede, bem como analisar o processo de candidatura à inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, do bem em série “Route of Magellan.First around the World”.

Com esta iniciativa pretende-se ainda obter contributos por parte das Universidades para o enriquecimento do programa das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação.

O I Encontro Mundial de Universidades de Magalhães inscreve-se na lista de acções da Rede Mundial das Cidades de Magalhães, formalizada em 2013, com o propósito de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam iniciativas conjuntas destinadas ao estudo, difusão e valorização da “Primeira Volta ao Mundo (1519 – 1522) ”, dirigida por Fernão de Magalhães.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.