Região Norte

“Novo Rumo a Norte” nasce para apoiar empreendedores e PME da região

10 mil empreendedores, micro, pequenas e médias empresas

O presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, foi um dos presentes na sessão de apresentação do “Novo Rumo a Norte”, no passado dia 6 de novembro, e que teve lugar no auditório da AEP - Associação Empresarial de Portugal, em Matosinhos.

Um projeto que vai permitir aos empreendedores e às empresas da região Norte, independentemente do sector em que operem ou da localidade onde estejam inseridos, aceder a mais e melhor informação económica, como rentabilizar de forma mais eficiente os diferentes instrumentos de apoio que têm ao dispor até 2020, no quadro do atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia.

Na sua intervenção, Emídio Gomes não deixou de sublinhar que a região Norte de Portugal "tem futuro" e deve continuar a "esforçar-se por basear a sua competitividade (…) em fatores estratégicos como o conhecimento, a tecnologia e a inovação".

Aliás, inovação, cooperação e empreendedorismo apresentam-se como os eixos fundamentais da iniciativa, cuja operacionalização caberá a uma rede colaborativa contemplada pela própria AEP, promotora e coordenadora do projeto, e outras sete entidades do movimento associativo regional com estreita ligação ao tecido empresarial das oito sub-regiões (NUTS III) da região Norte.

Da conjugação de esforços e do aproveitamento de sinergias entre estas oito organizações e mais 50 associações empresariais, de âmbito local e regional, deverão beneficiar cerca de 10 mil empreendedores, micro, pequenas e médias empresas.

Complementariamente a este projeto, será lançado em breve uma plataforma online, que juntamente com os serviços das associações empresariais locais e regionais envolvidas, proporcionará a todos um aconselhamento técnico de proximidade, apoio especializado no desenho de candidaturas a programas comunitários e acompanhamento do processo respetivo.

Na operacionalização do projeto terão ainda intervenção os órgãos da Administração Local, os centros do sistema científico e tecnológico e as universidades e institutos politécnicos da região.