A CCDR-N recebeu esta sexta-feira o Prémio “Innovative Destination” e a menção honrosa na categoria “Pessoas e Lugares” do VIII ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, com o filme “Norte de Portugal– Uma Região Única”, alusivo à promoção de um território aberto ao exterior.

No filme, dirigido aos interlocutores internacionais da CCDR-N, designadamente que pretendam visitar, conhecer e investir na região, apresenta-se o Norte de Portugal pela sua forte tradição e experiência no comércio internacional e pelo seu caráter empreendedor e industrial. Concentra um número muito significativo de população jovem e destaca-se como uma das regiões mais seguras a nível mundial. O Norte de Portugal tem, ainda, sabido aproveitar as classificações da UNESCO com o título “Património Mundial” para a valorização de áreas urbanas, históricas e naturais.

O Festival ART&TUR é, entre os festivais congéneres, um dos mais prestigiados a nível mundial. Como membro do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), uma ONG reconhecida pela Organização Mundial do Turismo, o Festival ART&TUR faz parte de uma rede de 17 festivais internacionais que anualmente co-organizam o Festival dos Festivais em Viena, elegendo o melhor filme de turismo a nível mundial.

Além de fomentar a partilha de boas práticas e experiências de sucesso na promoção turística audiovisual, o Festival ART&TUR constitui um marco de referência no estímulo à criatividade e inovação. Ano após ano, o Festival ART&TUR tem divulgado a imagem de Portugal em dezenas de países, dos vários continentes.