Investimento

Região do Norte recebe audiência pública sobre pós-2020

27 de setembro

No contexto da reflexão e preparação do próximo período de programação dos fundos da União Europeia, a Região do Norte acolhe a 27 de setembro, pelas 14h30, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, uma audiência pública sobre o tema das empresas.

O encontro, que conta com a presença da Presidência da CCDR-N e de atores económicos e sociais, servirá para discutir os grandes objetivos para o país e de que modo as políticas públicas devem dar resposta. A reflexão, feita com base em elementos identificados pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, permitirá definir a Estratégia Nacional para o Portugal 2030.

Do diagnóstico que acompanha a reflexão, e tendo presente que os fundos da UE são atribuídos com o objetivo da coesão entre as regiões europeias, destaca-se que a situação de não convergência de Portugal tem sido acompanhada por “uma convergência interna de algumas regiões menos desenvolvidas”. O documento de reflexão refere, ainda, que “o PIB continua a depender fortemente de 2 regiões – a Área Metropolitana de Lisboa e o Norte. Juntas contabilizam mais de 60% do PIB nacional, sendo esta uma tendência estrutural da economia portuguesa (2000 – 65% do PIB; 2015 – 66% do PIB)”. Há, ainda, uma referência explícita à baixa taxa de utilização de recursos humanos (2000 – 111% da média da UE28; 2014 – 97,21% da média da UE28).