Investimento

Campanha “O Norte somos nós” chega a Bruxelas com o 7º Fórum da Coesão

26 e 27 de junho

A campanha “O Norte somos nós”, que destaca o papel dos promotores do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) na execução deste instrumento financeiro, chega a Bruxelas com a realização do 7º Fórum da Coesão, um evento político de grande escala que se realiza de três em três anos e que reúne mais de 700 participantes, incluindo representantes de instituições europeias, governos centrais, representantes regionais e locais, parceiros económicos e sociais, ONG e académicos.

A participação surge de um convite da Comissão Europeia à CCDR-N e inclui uma visita da Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Creţu, à exposição “O Norte somos nós”. A mostra, que estará patente no edifício Charlemagne, sede da Comissão Europeia, inclui retratos e testemunhos representativos dos cerca de 3.500 beneficiários do ON.2. Na materialização destes testemunhos, há uma forte presença de espelhos de modo a que os visitantes se sintam parte do universo de pessoas apoiadas pelos fundos europeus.  

A presença da campanha “O Norte somos nós” no 7º Fórum da Coesão ganha um valor simbólico, tendo em conta que o evento servirá para abordar as questões levantadas pelo Livro Branco sobre o futuro da Europa no que diz respeito ao valor acrescentado das políticas da União Europeia, à subsidiariedade e ao fosso entre as promessas e o seu cumprimento.