Fundos Comunitários

Interreg Espaço Atlântico 2014-2020 arranca a 20 de janeiro, no Porto

Primeiro programa português a obter certificado de gestão da qualidade

O ato de lançamento do Programa de Cooperação Interreg Espaço Atlântico 2014-2020, com gestão na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), realiza-se a 20 de janeiro, quarta-feira, no Porto, com a primeira reunião do Comité de Acompanhamento, que definirá os termos do primeiro pacote de apoios do programa.

Aprovado pela Comissão Europeia no passado mês de dezembro, o Interreg Espaço Atlântico 2014-2020 financia projetos de cooperação em diferentes regiões dos cinco Estados Membros (Espanha, França, Irlanda, Portugal e Reino Unido), que partilhem o objetivo do desenvolvimento sustentável e equilibrado do Espaço Atlântico.

As iniciativas a apoiar serão promovidas por entidades públicas ou privadas, em áreas como a aposta na inovação e na transferência de conhecimento para a criação de novos produtos, a promoção de energias renováveis, a gestão de riscos das alterações climáticas e dos efeitos sobre as atividades económicas, bem como a valorização da biodiversidade e dos ativos naturais e culturais.

De realçar, ainda, que o Interreg Espaço Atlântico 2014-2020 é o primeiro programa comunitário em Portugal a arrancar já com o certificado do sistema de gestão da qualidade atribuído. Na primeira reunião do Comité de Acompanhamento, a SGS atribuirá a certificação ISO 9001, de acordo com a norma internacional, tendo sobretudo por base o planeamento do programa no atual quadro comunitário.