Investimento 2007/2013

Região do Norte com absorção plena do "ON.2 - O Novo Norte"

2,7 mil milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no Norte de Portugal

A Região do Norte conseguiu a plena absorção do financiamento atribuído pelo "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), com a injeção de 2,7 mil milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em investimentos públicos e de micro e pequenas empresas. A plena execução foi o destaque da sessão pública de encerramento do ON.2, que se realizou dia 2 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O encontro, promovido pela CCDR-N enquanto Autoridade de Gestão do programa, foi presidido pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O relatório de execução final do ON.2 aponta a grande instabilidade económica e financeira, as alterações ao modelo governativo e questões administrativas como fatores de risco que terão limitado o desempenho dos promotores e a gestão do programa. Ainda assim, a adoção de um conjunto de medidas, das quais se destaca o aumento de taxas de financiamento associadas a vários regulamentos, regras de pagamento mais flexíveis e medidas de simplificação de procedimentos, permitiram mitigar os desafios que surgiram.

Além da plena execução, dos grandes números que o ON.2 proporcionou destacam-se os cerca de 7 mil empregos criados, mais de 600 novas empresas apoiadas, mais de 500 projetos empresariais de I&DT, 100 novos exportadores, 135 mil alunos beneficiados e 375 novas escolas. Foi, igualmente, possível apoiar 70 intervenções de defesa de espaços naturais, tanto na orla costeira como em parques naturais, e reabilitados 70 núcleos urbanos.

PRINCIPAIS NÚMEROS

7 mil empregos criados

600 novas empresas apoiadas

500 projetos empresariais de I&DT

100 novos exportadores

135 mil alunos beneficiados

375 novas escolas