Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas iniciou hoje, na CCDR-N, o debate regional sobre o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 com o objetivo de auscultar os representantes da região em torno dos grandes temas “Transportes e Mobilidade”, “Ambiente” e “Energia”. Em curso está a elaboração de um programa que chegará em outubro à Assembleia da República e que incide sobre investimentos estruturantes de valor igual ou superior a 75 Milhões de Euros.

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, lançou o debate recordando o forte peso das exportações com origem no Norte na balança comercial do país e reconheceu que haverá, ainda, pontos do território que estão longe de ligações europeias.

Já Freire de Sousa, Presidente da CCDR-N, reforçou a expetativa dos agentes da região em verem programados diferentes investimentos na ferrovia, na estrutura rodoviária e aeroportuária. “A dicotomia entre competitividade e coesão deve ser tão próxima de modo a encontrarmos uma solução que seja virtuosa”, frisou.

Voltar ao Topo da Página