Agenda

Segunda, 23 julho, 2018 - Sexta, 10 agosto, 2018

Conformidade Ambiental da Central Eólica Offshore Windfloat Atlantic disponível para Consulta Pública

imagem do projecto Windfloat

Encontra-se em consulta pública, até 10 de agosto, o procedimento de verificação da conformidade ambiental do projeto de execução da “Central Eólica Offshore Windfloat Atantic”, localizado no município de Viana do Castelo.

A central é composta por três aerogeradores, assentes em plataformas flutuantes ancoradas ao fundo do mar, similares às testadas no projeto WindFloat, que esteve implantado na Póvoa de Varzim, entre 2011 e 2016.

Da plataforma que fica mais próxima da costa, partirá um cabo elétrico submarino em direção a terra, o qual terá a função de transportar a energia produzida até ao ponto de interligação com a rede elétrica existente.

Este projeto prevê uma produção anual média estimada em cerca de 74,5 GWh. Este valor equivale, em termos médios, ao consumo doméstico de energia elétrica de um aglomerado populacional de cerca de 60.000 habitantes (cerca de ¾ do número de munícipes de Viana do Castelo).

Toda a documentação que compõe o Procedimento de Verificação da Conformidade Ambiental do Projeto de Execução, incluindo o Resumo Não Técnico, encontra-se disponível online, para consulta, no portal Participa.