Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O presidente da CCDR-N, Freire de Sousa, participa, a 25 de novembro, na assinatura do memorando de entendimento para a instalação do Centro de Computação Avançada do Minho (MAAC) e da AIR Center Data Intelligence Network.

As boas-vindas da sessão, que terá lugar na Universidade do Minho, e a contextualização sobre o MAAC cabem ao reitor cessante e ao reitor eleito da UMinho, respetivamente António M. Cunha e Rui Vieira de Castro, bem como ao presidente da FCT, Paulo Ferrão.

Seguem-se as intervenções com exemplos de utilização do MACC, a cargo de Ramiro Neves (Instituto Superior Técnico), Tiago Rebelo (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel), António Onofre (UMinho) e Maria João Rodrigues (Universidade do Porto).

Após a assinatura do memorando, é a vez de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do presidente da CCDR-N, falarem sobre as perspetivas nacionais e regionais relacionadas com este projeto.

O AIR Center - Centro de Investigação Internacional do Atlântico é uma nova organização liderada por Portugal, que quer formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promover uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados.

 

Voltar ao Topo da Página